sábado, 15 de agosto de 2015

Proteste faz ato contra cobrança da taxa de roaming pelas operadoras de celular

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) promoveu nessa sexta-feira (14) no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, um ato contra a cobrança da taxa de roaming pelas operadoras de celulares. Os passageiros e visitantes que passavam pelo saguão de desembarque do terminal se depararam com uma mala gigante e um casal, com roupas alusivas aos anos 1980 e 1990, conscientizando as pessoas de que pagar pela taxa é coisa do passado.

A Proteste explica que o roaming doméstico é a taxa que se paga quando o celular registrado em uma área, um DDD específico, faz ou recebe ligações em outra praça. “Isso vem da época em que as operadoras não eram nacionais. Então, quando o cliente de uma operadora da cidade A viajava para a cidade B, a primeira operadora compensava a segunda pelos custos com o cliente alheio.”

Atualmente, as principais operadoras têm atuação nacional e com antenas no Brasil inteiro, então não há a quem compensar. Ao viajar pelo país, o cliente pode ser atendido pela infraestrutura de sua própria operadora.

De acordo com a Anatel, a lei permite cobrar a taxa relativa ao roaming e, “embora prevista, as operadoras nem sempre fazem a cobrança. Depende muito do plano em que o assinante optou”.

(Agência Brasil)

Nenhum comentário: