segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Pesquisa mostra que 70% dos empresários reprovam o sistema tributário

03082015_pref.farroupilha_rs_iptuUma pesquisa apontou que 70% das empresas reprovam o sistema tributário brasileiro. O levantamento também identificou que os empresários consideram o sistema tributário complexo e pouco transparente. A sondagem abrangeu 2.622 empresários de todo o país.

De acordo com a pesquisa Sondagem Especial Tributação da Confederação Nacional da Indústria, a estrutura tributária do país não respeita os direitos, não oferece garantias aos contribuintes e traz insegurança jurídica. O levantamento mostra que o número de impostos foi o item com a pior avaliação: 90% dos entrevistados o consideraram ruim ou muito ruim. O item simplicidade teve 85% de respostas muito ruim ou ruim. O de estabilidade nas regras foi avaliado como muito ruim ou ruim por 82% dos empresários.

Tributação excessiva

A tributação excessiva, com 85% das menções registradas pelos empresários, lidera a lista de características negativas dos impostos brasileiros. Em seguida, com 52% das respostas, aparece a tributação em cascata (incidência de tributo sobre tributo). Já em terceiro lugar, com 41%, vem a tributação sobre a folha de pagamento. Também foram avaliados como negativos o custo elevado para recolhimento dos impostos e a tributação desigual entre os setores industriais.

Com informações da EBC

Nenhum comentário: