quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Esquadrilha da Fumaça retoma shows com novos aviões e manobras ousadas

Após dois anos sem realizar apresentações públicas, a Esquadrilha da Fumaça voltou a se apresentar pelos céus do Brasil neste mês de julho com aviões mais potentes e modernos e com novas manobras para impressionar o público.

Em dezembro de 2012, o Esquadrão de Demonstração Aérea, nome oficial da esquadrilha na FAB (Força Aérea Brasileira), interrompeu a rotina de demonstrações para receber e iniciar a implantação das novas aeronaves: 11 aviões A29 Super Tucano fabricados pela Embraer, que substituem os T27 Tucano, também da Embraer.

Foram 27 meses de treinamentos e estudos para treinamento na nova aeronave e adequação das apresentações para as possibilidades de voo do novo equipamento, que permitiu que o esquadrão pudesse incluir duas novas manobras. Uma delas dá a impressão que o avião está dando cambalhotas, o que exige potência do avião.

As apresentações também passaram a ser feitas utilizando um novo óleo para produzir a fumaça que marca o céu e que, agora, é mais densa e dura mais tempo no ar, facilitando o acompanhamento das manobras pelo público, além de ser ecologicamente correta.

"O Super Tucano é originalmente uma aeronave para combate militar e possui todos os recursos e configurações para fazer interceptações aéreas na defesa do espaço aéreo brasileiro, principalmente nas regiões de fronteiras e foi adaptada para as apresentações da Esquadrilha", explica o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Marcelo Gobett.

Nenhum comentário: