A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta quarta-feira (05/08) o nome do advogado Ricardo Fenelon Júnior para assumir uma das cinco diretorias da Anac (Agência Nacional de Aviação). Ele é genro do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), e foi indicado para o cargo pelo ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, que também é do PMDB.
A comissão ainda aprovou a indicação de José Ricardo Queiroz para uma das diretorias da agência.
Em sua exposição inicial em sabatina na comissão, Fenelon defendeu ter competência e experiência para o cargo e não mencionou o parentesco com o líder do PMDB. Ele destacou ter estudado direito aeroviário nos Estados Unidos e lembrou já ter trabalhado na Anac como estagiário.
Ele também atuou como mediador de conflitos entre passageiros e companhias aéreas no aeroporto de Brasília.
Sua relação com Eunício foi ignorada pelos senadores presentes, que focaram suas perguntas e ponderações em questões técnicas relacionadas à agência, como a expansão da malha aeroviária regional e procedimentos de segurança.
O senador Hélio José (PSD-DF) foi o único a mencionar o parentesco –disse não concordar com as críticas advindas disso.
Os senadores relativizaram ainda a idade de Fenelon, que tem 28 anos, e afirmaram que, mesmo sendo considerado novo para o cargo, ele tem experiência suficiente na área.
As duas indicações tiveram pareceres favoráveis apresentados pelos senadores Sandra Braga (PMDB-AM) e Valdir Raupp (PMDB-RO). Fenelon foi aprovado por 19 votos favoráveis e três contrários, e José Queiroz obteve 20 votos a favor e 2 contra sua indicação.
As nomeações agora precisam ser votadas pelo plenário do Senado.
PILOTOS CONTRA
Como a Folha mostrou nesta terça (4), entidades de pilotos e servidores iniciaram um movimento para pressionar o Senado a rejeitar as indicações de Dilma para as diretorias da Anac.
Em abaixo-assinado online contra as nomeações, a Seranac (Associação dos Servidores e Colaboradores da Anac) critica a utilização de critérios políticos para a nomeação dos diretores.
Ela defende que a agência reguladora seja conduzida por pessoas com elevado conceito no campo da aviação. A iniciativa havia reunido até a manhã de terça cerca de 5.000 assinaturas.
Com informações da Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário