A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) assinou, na manhã desta quinta-feira (16), convênio de cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal, o Banco do Nordeste (BNB) e o Sebrae/CE para o desenvolvimento do Projeto Empreendedor Juvenil, uma nova linha do Programa Primeiro Passo. O objetivo inicial é qualificar profissionalmente 2.500 jovens, de 57 municípios do Estado, para o empreendedorismo, até o fim deste ano. Além da qualificação profissional, os novos empreendedores receberão financiamento e assistência técnica gerencial para montagem e gestão de novos negócios em suas cidades.
A qualificação começa em agosto próximo, logo após o lançamento oficial do projeto. Ao final da primeira das quatro etapas da capacitação, 250 planos de negócios elaborados pelos próprios educandos serão aprimorados pelo corpo técnico das instituições parceiras e encaminhados para os bancos para consequente financiamento do microcrédito. A linha Empreendedor Juvenil contempla jovens de 18 a 29 anos que estejam cursando o ensino fundamental ou médio ou que sejam egressos da rede pública de ensino.
Caixa Econômica, Marcus Vinícius.
Capacitação
As capacitações do Empreendedor Juvenil serão realizadas pelos Telecentros da STDS, em parceria com as secretarias Estadual de Educação (Seduc) e do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome de Fortaleza (Setra). Os cursos começam em agosto próximo e vão até o fim do ano.
Além de Fortaleza, foram contemplados os municípios de Acopiara, Alto Santo, Antonina do Norte, Amontada, Apuiarés, Aracati, Aurora, Barreira, Barro, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Caridade, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Coreaú, Forquilha, Icapuí, Iguatu, Iracema, Itapajé, Itapiúna, Itarema, Jaguaribe, Jaguaretama, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Mauriti, Maracanaú, Meruoca, Milagres, Milhã, Missão Velha, Mombaça, Morada Nova, Moraújo, Morrinhos, Pacajus, Palhano, Pereiro, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Russas, São João do Jaguaribe, São Luis do Curu, Senador Pompeu, Sobral, Solonópole, Tauá, Tejuçuoca, Trairi, Ubajara, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.
Governo do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário