O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) encerrou nesta semana, em Iguatu, a primeira etapa do programa “Capacidades”. A cidade foi a sexta sede do evento este ano, antecedida por Guaramiranga, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Aracati e Sobral. Balanço feito pelo presidente do órgão, conselheiro Francisco Aguiar, mostra que a ação, em seis encontros regionais, já beneficou 88 municípios (48% do Estado), de onde partiram 6.944 participantes, uma média de 1.157 por edição.
“Esses números, se forem analisados em profundidade demonstram interesse real de administradores municipais e pessoas representativas dos mais diferentes segmentos sociais em incorporar conhecimentos novos sobre como operam e o que se passa no âmbito das Prefeituras e Câmaras”, disse Aguiar. “Na realidade”, afirma o conselheiro, “a estatística consolidada vai nos ajudar a aprimorar ainda mais nossas ações nessa área”.
O detalhamento do quadro estatístico evidencia que foram 2.423 participações em exposições e cursos de capacitação e 4.521 inclusões de estudantes em palestras e atividades lúdicas de incentivo à cidadania e controle social. A programação incluiu orientação para prefeitos, secretários, vereadores e servidores municipais sobre assuntos ligados às suas diversas atribuições, como transição governamental, gestão de pessoal no serviço público, obras públicas, Fundeb, controle interno e especificidades dos conselhos de saúde. Para a sociedade civil, foram oferecidos cursos e palestras sobre transparência, controle social e papel das Ouvidorias.
Com informações do TCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário