quarta-feira, 17 de junho de 2015

Justiça da Espanha abre processo contra Neymar por fraude e corrupção

Grupo de investimento DIS afirma que Barça e família de Neymar falsificaram contratos
A Justiça espanhola abriu processo para investigar a transferência de Neymar para o Barcelona, ocorrida em 2013. O processo, que também inclui o presidente do clube catalão, Josep Maria Bartomeu, foi aberto a partir de denúncia da DIS, grupo que detinha parte dos direitos do jogador.

A informação é da rede de notícias Cadena Ser. A empresa alega que o Barcelona e a família de Neymar falsificaram contratos com o intuito de minimizar o repasse da transferência aos demais responsáveis pelo atacante. Neymar e família são investigados por corrupção e fraude.

Segundo a DIS, a manobra feita pelos representantes de Neymar em conjunto com o Barça representou desvio de 40 milhões de euros. A DIS detinha 40% dos direitos de Neymar. O Santos respondia por 55%. Os 5% restantes pertenciam à Teísa (grupo de investidores).

Quando contratou Neymar, o Barcelona informou ter desembolsado 57,1 milhões para tirar o atleta do Santos. Posteriormente, o clube catalão admitiu que o gasto foi muito maior: 95 milhões.

Essa diferença não era contada pelo Barcelona, pois a diretoria catalã não contabilizou valores depositados à N&N (da família de Neymar) desde 2011. O Barça dizia que os depósitos entre 2011 e 2012 eram por "direito de preferência" na contratação. A Justiça espanhola, no entanto, entendeu que os depósitos caracterizavam clara intenção de fraudar outros envolvidos.

Esportes Uol

Nenhum comentário: