A presidente Dilma Rousseff disse nesta sexta-feira (29), em discurso na convenção nacional do PC do B em São Paulo, que o país chegou ao "limite" do uso de recursos federais para conter efeitos da crise econômica. Para a presidente, o momento agora é de "reequilibrar" a área fiscal.
A fala da presidente ocorre horas depois de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar que houve queda de 0,2% na atividade economia do país no primeiro trimestre de 2015.
Para a presidente, o país chegou ao limite da "capacidade contracíclica", que é a capacidade de o governo agir para evitar efeitos negativos causados por crises econômicas.
"Nós chegamos ao limite de nossa capacidade contracíclica. Nós temos que iniciar os movimentos para mudar o padrão de crescimento. Nós chegamos ao limite de utilizar recursos do orçamento federal para preservar nossa economia dos efeitos da crise", disse Dilma.
Para ela, o país tem que "reequilibrar" a parte fiscal. Nesta semana, o Senado aprovou três medidas provisórias que fazem parte do chamado ajuste fiscal proposto pelo governo. O objetivo é reequilibrar as contas públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário