segunda-feira, 11 de maio de 2015

Defensoria vai inspecionar hospitais que enfrentam superlotação no Ceará

Corredores do IJF estiveram lotados nesta quinta-feira (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
O Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) da Defensoria Pública do Estado do Ceará instaurou nesta segunda-feira (11) um procedimento administrativo para inspecionar os hospitais e postos de saúde de Fortaleza. Em reunião nesta segunda, o NDHAC e o Núcleo de Defesa da Saúde (NUDESA) realizaram um mapeamento da situação do sistema de saúde local, diante das notícias que indicam superlotação nas emergências dos hospitais.

Há pelo menos dois meses os hospitais do Ceará enfrentam superlotação acima da média. Neste fim de semana, vários pacientes foram flagrados sendo atendidos nos corredores da unidade. O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que não há previsão a curto prazo para solucionar o problema.

A iniciativa do NDHAC vai visitar as unidades de saúde mapeadas pelo “corredômetro”, apresentado pelo Sindicato dos Médicos do Estado, e ouvir a situação dos pacientes. O "corredômetro" contabiliza o número de pacientes atendidos fora de salas adequadas dos hospitais. O dado mais atualizado aponta 429 pessoas nos corredores das unidades. "Um triste recorde", classificou o sindicato dos médicos.

“Diante das demandas que estão chegando até a Defensoria, trazidas pela população e pela imprensa, faz-se necessária a averiguação da situação de todo o sistema de saúde, para que se constate o tamanho da problemática. Pretendemos traçar ações coletivas que venham contribuir para a solução de eventuais deficiências do sistema, considerando especialmente a missão institucional da instituição”, destaca o supervisor do Núcleo dos Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria Pública, Aluízio Jácome.

O Núcleo de Defesa da Saúde vai realizar vistas técnicas aos órgãos e entidades públicos e privados do sistema de saúde e atuar nas questões extrajudiciais junto com a administração estadual e municipal.

Na quarta-feira (13), a visita será realizada no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e na quinta (14), as visitas ocorrem no Instituto Doutor José Frota (IJF). Já no dia 26 deste mês, a partir das 9h, está programada uma audiência pública no auditório Jesus Xavier de Brito (na sede da DPGE) para tratar sobre o tema.

Nenhum comentário: