terça-feira, 14 de abril de 2015

Ministério Público promove auditoria na saúde de Juazeiro do Norte (CE)


A saúde de Juazeiro passa por auditoria do Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE). A ação começou na manhã desta terça-feira (14) quando a Polícia Federal cumpriu diligências em órgãos da cidade em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus).

De acordo com o MPF, ela decorre após graves irregularidades constatadas na gestão da saúde juazeirense. Foram apreendidos documentos de contratos e licitações em prédios da administração. A prefeitura de Juazeiro, estaria, segundo o MPF, sem contrato para aquisição de medicamentos desde agosto do ano passado.

Ângela de Oliveira, doutora em Saúde Pública, foi nomeada auditora judicial para este caso e terá trinta dias para apresentar relatório da operação. Para o procurador da República Rafael Rayou, "Esse plano vai garantir um serviço mínimo adequado para a população, porque hoje está um colapso total".


O município fica, assim, impedido de movimentar recursos da saúde sem autorização judicial depois de o Ministério Público ter orientado a Prefeitura a solucionar irregularidades. Por sua vez, a prefeitura de Juazeiro do Norte emitiu nota à imprensa sobre a operação. Leia, na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte informa que recebeu na manhã desta terça-feira, dia 14 de Abril, decisão judicial, determinada pela 16° Vara Federal, para instalação de auditoria no sistema de saúde do município.

Referido trabalho será realizado pela Controladoria da União e DENASUS com o auxílio da secretaria municipal de saúde. Para tanto, foi nomeada uma equipe de técnicos habilitados do Ministério da Saúde para supervisionar, num prazo de 30 dias, todos os trabalhos desenvolvidos na gestão pública de saúde de nossa cidade.

Após este período será apresentado plano de trabalho, analisando a realidade financeira do município, objetivando o melhoramento dos serviços oferecidos na área da saúde.

O prefeito Raimundo Macêdo recebeu com satisfação esta medida e determinou que todos os integrantes da administração municipal contribuam com o trabalho, acreditando na melhoria dos serviços da saúde em Juazeiro do Norte.

Site Miséria

Nenhum comentário: