
Acopiara: Crianças e adolescentes, moradores desta cidade, na região Centro-Sul do Ceará, dispõem de uma pista sinalizada para práticas de educação de trânsito. A unidade foi implantada na nova sede da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) e vem despertando a atenção de adultos e de gestores municipais da região. Em menos de seis meses de funcionamento, a iniciativa passou a ser modelo no Estado.
A pista infantil de educação de trânsito foi preparada para receber alunos de escolas municipais como forma de aprendizagem das leis de trânsito. Por enquanto, é a única da região Centro-Sul. Os pequenos moradores aprendem, de forma didática e prática, os conhecimentos básicos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por meio de dois instrutores. A via possui sinalização vertical e horizontal e disponibiliza três pequenas motos e um jipe elétrico. Os brinquedos foram gentilmente cedidos por empresários da cidade.
Além das aulas práticas, o órgão tem uma programação permanente de palestras sobre educação de trânsito em escolas públicas e particulares e outras instituições na cidade. "O esforço é para reduzir o número de acidentes, que vem acrescendo com o aumento da frota de veículos e jovens condutores de moto", explicou o superintendente José Bonfim Lavor.
O órgão ainda não tem um dado oficial comparativo sobre a redução do número de acidentes, mas o superintendente mostrou que houve queda. "O trabalho educativo com as crianças e com os adolescentes vai refletir no futuro, quando eles forem condutores", analisou Bonfim Lavor. O projeto de educação do trânsito ampliou a fiscalização nas ruas e intensificou as campanhas de orientação, além de sinalizar as vias públicas. "Essas medidas com certeza trouxeram queda na quantidade de acidentes", disse Lavor.
As palestras educativas mostram que é preciso haver conscientização por parte dos moradores e condutores de veículos, respeito mútuo entre condutores e pedestres, que devem obedecer às leis de trânsito. O objetivo é conscientizar a população sobre a mobilidade e acessibilidade no município.
"É um trabalho minucioso e que temos o prazer de fazê-lo porque estamos educando essas crianças hoje para que elas sejam os motoristas de amanhã com prudência e respeito a todos", frisou o superintendente. O gestor do município, Vilmar Félix, destacou que o projeto já é reconhecido como modelo pelos órgãos de trânsito das outras cidades. "Isso é uma demonstração de que a iniciativa foi positiva e tornou-se referência", disse. "Já recebi vários telefonemas de gestores que querem conhecer a pista sinalizada".
O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, visitou recentemente a sede da STTrans de Acopiara e disse ter gostado do que viu. "É uma iniciativa interessante, que permite uma aula prática de cidadania no trânsito", disse. Desde o início da sua gestão, Alcântara vem promovendo seguidas campanhas de prevenção de acidentes de trânsito, colocando carros e motos sinistrados em praças e nos cruzamentos das principais avenidas para chamar a atenção dos condutores de veículos.
"Infelizmente, o número de acidentes é crescente a cada mês. É uma verdadeira guerra o que ocorre nas ruas e estradas da região", disse Alcântara. "A cada fim de semana a emergência do hospital fica lotada de vítimas de acidentes com traumas graves". O gestor já pensa em implantar projeto semelhante em Iguatu. O vice-presidente da Aprece, Expedito do Nascimento, também destacou a iniciativa local que tenta prevenir e enfrentar um dos sérios problemas atuais. "O projeto é um modelo que pode ser seguido por outros gestores", sugeriu.
Os alunos acompanhados de professores e coordenadores escolares ficaram admirados com a pista sinalizada e as aulas práticas de respeito às normas de trânsito. "É uma ideia prática que permite a rápida aprendizagem", disse a professora Fátima Campos. O aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, Tiago Pereira, disse que quando crescer vai respeitar os sinais e até contou que o tio dele sofreu um acidente de moto e não estava de capacete e por isso foi para o hospital.
Bonfim Lavor observou que os registros mais comuns são referentes ao desrespeito à sinalização; avanço de sinal vermelho e de preferencial; estacionamento em local proibido; e não uso de capacete por condutor e garupeiro de moto.
A nova sede da STTrans recebeu novos computadores, mobília, alojamentos com camas e beliches, cantina, fardamento para os agentes de trânsito, além de outras melhorias. O cidadão agora recebe todas as informações de consulta online do seu veículo e conta com os serviços de impressão de licenciamento, seguro e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
A secretaria é a responsável pelo gerenciamento do transporte e trânsito no município. Desenvolve atividades de engenharia, planejamento, administração, formação e educação para o trânsito, operação do sistema viário municipal; policiamento e fiscalização de infrações de trânsito. Opera a sinalização do trânsito e cuida da instalação dos equipamentos de controle das vias. Credencia serviços de escolta, fiscaliza e adota medidas de segurança relativas aos serviços de remoção de veículos, promove e participa de projetos, programas e ações de educação e segurança de trânsito, como também rege e desenvolve estudos e projetos relacionados ao sistema de transporte público no município.
Mais informações:
Secretaria de Transporte e Trânsito de Acopiara - Fone: (88) 3565-1956
E-mail: sttrans.acopiara@gmail.com
Colaborador
Nenhum comentário:
Postar um comentário