Durante seu discurso de posse, realizado ontem (1º) a presidente Dilma Rousseff anunciou o lançamento do terceiro Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) e o segundo programa de investimento em logística. Ela afirmou que, desde 2007, foram duas edições do PAC, que totalizaram R$ 1,6 trilhão em investimentos.
De acordo com Dilma, o governo vai aprimorar os modelos de regulação e garantir que o mercado privado de crédito de longo prazo se expanda. A presidente também reafirmou o compromisso de apoiar os estados e municípios na infraestrutura de transportes. Disse que está em andamento uma carteira de R$ 143 bilhões em obras de mobilidade urbana em todo País.
Dilma falou ainda da infraestrutura de comunicações. "Reafirmo meu compromisso de promover a universalização do acesso à banda larga", disse. Ela também reafirmou seu compromisso de reduzir os desequilíbrios regionais.
Ajuste nas contas públicas
O discurso da presidente também foi marcado pela fala sobre ajustes na economia nacional. De acordo com Dilma, a retomada do crescimento da economia brasileira passa pelo ajuste nas contas públicas, o que ela prometeu fazer com o menor sacrifício para os mais pobres.
"Mais que ninguém sei que o Brasil precisa voltar a crescer. Os primeiros passos desta caminhada passam por um ajuste nas contas públicas, um aumento na poupança interna, a ampliação do investimento e a elevação da produtividade da economia", disse Dilma em seu discurso, que durou mais de 40 minutos.
"Faremos isso com o menor sacrifício possível para a população, em especial para os mais necessitados", acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário