O governador Cid Gomes, acompanhado do reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, inauguram nesta sexta-feira (26), o novo campus do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), em Tauá, nos Inhamuns. Na readequação do Campus foram investidos mais de R$ 3,3 milhões em obras e mobiliários, a partir do Tesouro Estadual. O CECITEC foi criado em maio de 1994 e, em junho de 1995, iniciaram-se suas atividades acadêmicas, para atender, de modo prioritário, os municípios de Tauá, Aiuaba, Arneiroz, Catarina, Quiterianópolis e Parambu.
Atualmente são oferecidas Licenciaturas em Pedagogia, Química e Ciências Biológicas, respectivamente portadoras das notas 4, 3 e 3 (faixa de 0 a 5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), pela avaliação de 2011. A avaliação de 2014, não divulgada, indica expectativa de notas maiores, vocacionando o CECITEC, com a construção do prédio ora inaugurado, para ser um Centro de Excelência em Formação de Professores, o que permite sonhar com novos cursos, como Matemática, Física, História, Geografia e Letras Português.
O Centro já formou 764 licenciados para a educação básica, dos quais 396 pedagogos, 158 professores de ciências, 72 professores de química e 138 professores de ciências biológicas. Dada a competência instalada de 32 docentes - 26 efetivos e 06 substitutos -, dos quais 19 são mestres e doutores (59%), o CECITEC avançou ao oferecer pós-graduação lato sensu, tendo formado 27 especialistas em Psicomotricidade, 22 em Educação Especial e 22 em Gestão Educacional. Além disso, professores efetivos doutores do Centro colaboram com Mestrados e Doutorados situados em outros campi da UECE, como Quixadá, Limoeiro do Norte e Fortaleza.
O atual corpo discente é composto por 280 estudantes, sendo 122 em Pedagogia, 102 em Ciências Biológicas e 56 em Química. Do total de estudantes, 107 (38%) são beneficiários de bolsas, nos programas de iniciação científica, extensão, monitoria, iniciação a docência e permanência estudantil.
Nos últimos anos, funcionando em escola estadual cedida provisoriamente, não pode ampliar seu número de cursos, nem de estudantes, o que poderá fazer a partir de agora, pois a infraestrutura instalada permite 560 alunos por turno.
Governo do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário