Aproximadamente 12 mil cearenses caíram na malha fina na declaração do Imposto de Renda de 2014, informou ontem o superintendente regional da Receita Federal do Brasil da 3ª Região Fiscal - que reúne os estados do Ceará, Piauí e Maranhão - Moacyr Mondardo Júnior. O número é elevado, mas ainda inferior ao registrado no ano passado, que foi de mais de 18 mil contribuintes no Estado.
Mondardo informou que a Receita enviou, na semana passada, uma correspondência a cada um dos contribuintes que caíram na malha fina, isto é, tiveram sua declaração ao Leão retida para verificação. A carta, informa o superintendente, aponta a situação do contribuinte e orienta as pessoas a entrarem no site do órgão (www.receita.fazenda.gov.br) e buscarem o extrato do DIRPF (Declaração do Imposto de Renda - Pessoa Física). "No site mesmo, a pessoa vai ter a informação, vai ver qual o problema encontrado e, dependendo do caso, retifica a declaração", explica Mondardo.
Ainda segundo ele, a possibilidade de fazer a declaração retificadora está disponível desde maio deste ano. "É preciso, primeiro, saber qual foi o problema, pois nem tudo pode ser resolvido através da retificação. Se ele colocou uma despesa que não tem como provar, por exemplo, vai ter que aguardar ser convocado pela Receita para acertar sua situação ou agendar um atendimento", afirma o superintendente do órgão.
DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário