A presença de uma equipe de jornalistas, durante a semana, nas cidades de Juazeiro do Norte e Aurora gera especulação e expectativa sobre a reportagem que está sendo produzida na Região do Cariri para o Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. A investigação faz parte da série de reportagens do Fantástico sobre irregularidades com o dinheiro público e será veiculada, neste domingo.
Informações colhidas pela produção deste site apontam que a reportagem passa pela Prefeitura de Juazeiro e pelo Município de Aurora. A estranha comercialização de produtos da merenda escolar é um dos focos da denúncia. Aurora e Juazeiro são berço familiar, político e de negócios de membros da família do prefeito Raimundo Macedo (PMDB). A chamada da reportagem não faz referência a nenhum dos dois municípios, mas coloca sob suspeita o destino do dinheiro da merenda escolar que é comprada em uma papelaria.
Macedo dirige o município de Juazeiro do Norte pela segunda vez e, na atual administração, já foi alvo de denúncias sobre má aplicação do dinheiro público. No primeiro mandato, no período 2005-2009, foi alvo de investigação e a Polícia Federal chegou a apreender documentos e computadores que estavam em poder do filho de Raimundo, Mauro Macedo.
Em 2008, Raimundo Macedo não disputou à reeleição porque perdeu a disputa interna no PSDB para o então deputado federal Manoel Salviano. Revoltado, deixou o PSDB e, naquela eleição, apoiou o candidato do PT, Manoel Santana. Com três meses de administração, Santana rompeu com Macedo que, em 2012, voltou, pelo PMDB, à Prefeitura. Macedo ganhou a eleição de Santana.
Ao reconquistar a Prefeitura de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo enfrentou, no ano passado, protestos de professores e, pressionado por manifestantes, pediu proteção à polícia para sair de uma agência bancária. Com o desgaste e as denúncias contra a sua administração, Macedo decidiu retirar a candidatura do filho Mauro Macedo à Câmara Federal. Agora, as atenções se voltam para a reportagem do Fantástico em Juazeiro do Norte e na cidade de Aurora, berço familiar e política de Raimundo Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário