Atual líder do governo no Legislativo, o deputado estadual José Sarto (Pros) é cotado para assumir função de secretário da Saúde na gestão de Camilo Santana (PT), a partir de 2015.
Duas semanas após desfecho das eleições, essa é uma das possibilidades que ganham força nas conversas de bastidor, segundo fontes da Assembleia Legislativa – de onde deve sair parte do futuro secretariado.
O Tribuna do Ceará apurou ainda que o deputado estadual Dedé Teixeira (PT) também é cotado como possível futuro secretário da Pesca.Sarto está no grupo de políticos que desfrutam de proximidade com o governador Cid Gomes (Pros).
Chegou a ser incluído na lista de indicáveis para concorrer a governador. Como líder da gestão, participa das reuniões do Monitoramento de Projetos Prioritários (Mapp), na residência oficial do governador, ao lado de secretários de primeiro e segundo escalões.Ele afirma que não existe “nada” sobre possível indicação. E também que “não sabe de nada” sobre possível participação na equipe de transição. “O governador eleito ainda está cuidando de se assenhorar dos dados do estado, depois é que ele vai discutir essas questões”, declarou Sarto, antes de entrar na reunião do Mapp nesta quinta-feira (07), onde são discutidas os principais projetos do Governo do Estado.
Secretariado será técnico
Camilo também tem sido cauteloso nas declarações, e ainda não citou nomes nem datas. Ele tem repetido que pretende fazer um “novo” governo e que seu secretariado terá perfil técnico, mas sem excluir o critério político. Além de integrar o núcleo ao redor do governador, Sarto é médico, com especialidade em obstetrícia e ginecologia. O ex-líder do governo Cid, e atual secretário de Desenvolvimento Agrário Nelson Martins afirmou que Sarto seria “um bom nome” para saúde, embora afirme que não tem informações sobre o assunto.
A indicação do líder do governo para a Secretaria de Saúde teria impacto na sucessão da Mesa Diretora da Assembleia, já que o líder do governo é um dos nomes fortes para a presidência da Casa. Com Sarto fora do páreo, o caminho para reeleição do atual presidente José Albuquerque (Pros) estaria alargado. É muito pouco provável que a eleição para presidente do Legislativo, em fevereiro de 2015, não tenha relação com a montagem do secretariado, embora sejam independentes os poderes Legislativo e Executivo. Procurado pelo Tribuna do Ceará, Dedé Teixeira classificou como “especulação” sua possível indicação para a Secretaria da Pesca.
Tribuna do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário