A Justiça Eleitoral de Iguatu começa, hoje (12), o recadastramento para identificação biométrica dos mais de 80 mil eleitores da 13ª Zona Eleitoral, que abrange também o município vizinho de Quixelô.
As cidades foram escolhidas para o projeto de identificação biométrica porque passarão por revisão do eleitorado e os eleitores deverão comparecer ao cartório eleitoral de Iguatu, localizado no Bairro Bugi para comprovar seu domicílio.
No local já se encontram quatro kits biométricos para a captura das impressões digitais coletadas por meio de um equipamento composto de scanner e câmera acoplada a um mini-estúdio fotográfico instalados no local. O objetivo da Justiça Eleitoral de Iguatu é recadastrar esses eleitores até o final de 2015. Em março do próximo ano irá acontecer um mutirão .
Documentos
Para o registro biométrico, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral munido de documento de identificação com foto, título eleitoral e comprovante de residência. Ele será fotografado e terá coletadas as impressões digitais dos dedos das mãos. A principal vantagem da biometria é o aumento da segurança no momento da identificação do eleitor na hora de votar.
Revisão
A revisão do eleitorado é determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base em dados estatísticos. Segundo o art. 92 da Lei 9.504/97, a revisão do eleitorado será feita quando o número de eleitores for superior a 65% da população, o total de transferências ocorridas no ano for 10% superior ao do ano anterior e o eleitorado for superior ao dobro da população entre 10 e 15 anos somada à de idade superior a 70 anos. Os requisitos devem ocorrer de forma isolada ou cumulativamente.
Informações:
13ª Zona Eleitoral
Endereço: Rua Joaquim Edimar Amaro 150
Bairro: Bugi
Fone: (88) 3581 2104
Nenhum comentário:
Postar um comentário