domingo, 26 de outubro de 2014

Boca de urna: Camilo pode vencer com até 13% de vantagem

Camilo cresce

Pesquisas realizadas nas últimas semanas antes da votação do segundo turno e o começo das pesquisas de boca de urna mostram que o Ceará pode ser palco de uma das maiores viradas das eleições brasileiras. Camilo Santana do PT pode vencer Euncío Oliveira do PMDB por uma diferença de até 13 pontos.

O crescimento de Camilo

Em artigo publicado em seu blog no jornal O Povo, o jornalista Eliomar Lima afirmava que Camilo Santana seria o candidato com mais chances de vitória no segundo turno. Eliomar deixava claro que além das polêmicas envolvendo os institutos de pesquisa existe um motivo a mais que deve ser observado com muita atenção na corrida para o governo do Ceará: a curva histórica.

O blogueiro fez uma retrospectiva de todas as pesquisas publicadas pelo Ibope sobre a eleição para o governo do Ceará, e a partir daí, fez uma reflexão sobre a capacidade de arranque final do candidato Camilo Santana. Baseado na curva de crescimento do candidato petista, Eliomar acredita que ele pode vencer Eunício Oliveira com uma diferença de 13 pontos.

Se analisarmos os dados, a análise do jornalista de O Povo tem fundamento, afinal, na última pesquisa publicada pelo Ibope antes da votação do primeiro turno, Eunício Oliveira tinha uma vantagem de 7% (51%/44%). Mesmo com esse apontamento do Ibope, Camilo Santana venceu o primeiro turno com um crescimento assustador nas votações, se levarmos em consideração os dados da pesquisa do Ibope, o candidato petista teve uma recuperação extraordinária com uma envergadura de 8,4%.

Após a votação do primeiro turno, Camilo manteve sua linha de crescimento, enquanto Eunício Oliveira manteve sua tendência de queda, além de um aumento significativo em sua taxa de rejeição após serem revelados alguns escândalos e casos de corrupção em que Eunício poderia estar envolvido.

Camilo cresce, Eunício cai

A última pesquisa Ibope antes da votação do primeiro turno aponta uma vitória de Camilo por 5,36%. Caso a campanha de Camilo consiga a mesma desempenho de arranque surpreendeu a todos nas últimas 48 horas do segundo turno – os 8,4% a mais na votação – Camilo pode se tornar o próximo governador do Ceará com uma margem de até 13,76% de vantagem contra Eunício Oliveira.

Veja o gráfico:


Fonte: Notícias Ceará

Nenhum comentário: