quarta-feira, 15 de outubro de 2014

10º mutirão de catarata beneficia mais noventa acopiarenses


Imagine não mais conhecer as cores, as formas, não poder ver com clareza o rosto de familiares, das pessoas ou o mundo ao seu redor como ele é. A catarata quando muito, permite vultos disformes, sombras, viver de ouvir dizer, tocar e imaginar. Assim viviam centenas de pessoas na Terra do lavrador, vítimas da catarata, uma doença que provoca a perda da transparência da lente natural que nós temos nos olhos, o cristalino. Ele escurece e vai ficando opaco.

A Prefeitura de Acopiara, desde o início de 2013, vem realizando os mutirões ofertando sem nenhum custo a cirurgia para combater essa doença. Um serviço gratuito que já descortinou a vida de mais de 700 pessoas de todo o município. Nestes dias 14 e 15 de outubro, em sua décima edição, mais um mutirão contempla 90 pacientes que não escondem a imensa alegria de abrir os olhos e ver com clareza o mundo a sua volta.

Estava complicada a vida do motorista de ônibus intermunicipal Francisco Geraldo Leite, o conhecido Geraldo do Cipó, residente na Av. João Holanda Lima. “Excelente esses cirurgias. Mais importante do que a minha visão não existe. Já perdi 80% do meu olho esquerdo e hoje vou recuperar. Quem já foi que viu motorista sem enxergar? Motorista tem quer ver e ver bem”.

Para Francisca Adriano Bernardino, Dona Fransquinha, residente na Av. Pedro Alves, a vida também era embaçada. “Fiz a primeira operação no dia 1º de abril do ano passado e foi ótima, voltei a ver normalmente pelo olho operado. Hoje é a vez do outro olho e tenho fé em Deus que vai ser do mesmo jeito, um sucesso”.

Dona Maria Martins de Souza, moradora do Sítio Cipó dos ‘Araújos’, Barra do Ingá, mostrou como é importante o mutirão para os mais simples. “Essa é a primeira vez que faço uma operação na minha vista porque antes não tinha como, ninguém nunca viu isso aqui em Acopiara. Graças a Deus e ao prefeito Dr. Vilmar hoje eu vou voltar a enxergar com tudo feito aqui mesmo onde eu moro e sem gastar nada. Me diga como nós, sem condição financeira, poderíamos pagar uma operação delicada como essa em outra cidade? Sem família perto, sem carro, sem nada! Sabe como era antigamente: o povo cegava. Que bom que mudou e voltar a ver não tem dinheiro que pague”, comemora.

Conforme a secretária da Saúde, Ana Laura Teixeira, os mutirões terão continuidade até zerar o índice da doença em Acopiara. “O prefeito Dr. Vilmar não poupa esforços para proporcionar a todos os munícipes as cirurgias que foram pactuadas e direcionadas exclusivamente para os acopiarenses neste décimo mutirão”.

Os mutirões são realizados no centro cirúrgico do Hospital Municipal Júlia Barreto sob o comando dos médicos Dr. Pierre e Dr. Paulo, respectivamente, cirurgião e anestesista. O resultado é imediato. A catarata atinge metade de população brasileira acima dos 60 anos e ela vai progredindo com o envelhecimento.

Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: