O aumento do prazo para o pagamento de empréstimos consignados feitos por aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) começa a valer amanhã, de acordo com portaria publicada ontem no Diário Oficial da União.
Os financiamentos, que atualmente têm de ser liquidados em até 60 parcelas, passarão a poder ser pagos em até 72 meses. Segundo a portaria, o mesmo é válido para cartão de crédito.
A decisão foi tomada na semana passada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). De acordo com informações do Ministério da Previdência Social, 91% dos contratos de crédito consignado ativos até o último mês de agosto possuíam prazos entre 49 e 60 meses. As taxas de juros, porém, serão mantidas em até 2,14% ao mês.
O crédito consignado é aquele no qual a parcela da dívida é descontada da remuneração do tomador antes que ele a receba. O procedimento diminui o risco de calote para e faz com que as taxas de juros sejam mais baixas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário