sexta-feira, 25 de julho de 2014

TRE do Ceará barra a candidatura de deputado federal de Leonelzinho por atraso de pagamentos

O Tribunal Regional Eleitoral indeferiu, ontem, o registro de candidatura a deputado federal do vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB) e também desautorizou mais três outras postulantes de pretendentes a vagas na Assembleia Legislativa. O TRE tem até o dia 5 de agosto para julgar todos os registros de candidatura, mas já indeferiu 9 pedidos.

O indeferimento do pedido de Leonelzinho Alencar aconteceu pelo atraso no pagamento de multas geradas por propaganda irregular durante a campanha feita pelo parlamentar ainda durante o pleito de 2012, quando se elegeu vereador.

De acordo com o TRE, as multas que chegaram a acumular mais de R$ 150 mil poderiam ser pagas somente até o dia 5 de julho, último dia para a solicitação de registros, mas o vereador quitou a dívida eleitoral somente no dia 11 de julho. A candidatura de Leonelzinho Alencar também chegou a ser questionada pelo coordenador do Movimento União de Defesa da Cidadania e Combate à Corrupção, Antônio Fernandes, mas o relator do processo desembargador Antônio Abelardo considerou a reclamação sem fundamento.

Ex-prefeitos

Ainda na sessão de ontem, o TRE também indeferiu as candidaturas a deputado estadual de dois ex-prefeitos que estão na lista de fichas sujas elaborada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e que tiveram os pedidos impugnados pela Procuradoria Regional Eleitoral. Um deles é o ex-prefeito de Granjeiro, José Macedo (PTN), que já acumula cinco desaprovações de contas pelo TCM.

O ex-prefeito de Salitre, Agenor Ribeiro (PSDC), também teve a candidatura indeferida por ter tido a prestação de contas rejeitada durante a época em que era gestor. Já Luiz Sérgio dos Santos (PSDC) teve rejeitada sua candidatura a deputado estadual por atraso na quitação .

O postulante devia à Justiça Eleitoral o pagamento de uma multa pelo não comparecimento a algum pleito anterior, mas quitou a dívida somente após o dia 5 de julho. Apesar de ter tido as candidaturas questionada por desaprovação de contas pelo TCM, o ex-vice prefeito de Itapipoca, Geraldo Azevedo, teve a solicitação deferida.

O TRE também deferiu os Demonstrativos de Regularidade de Atos Partidários (Drap) das coligações para deputado estadual formadas por PTN/PPS/PSDC, além da coligação para deputado federal formada por PMDB/PSC/PR/PRP/PSDB. Os dois Draps chegaram a ser questionados pela coligação de apoio à candidatura de Camilo Santana ao Governo do Estado.

DN Online

Nenhum comentário: