quinta-feira, 17 de julho de 2014

Candidatos apostam em apelidos nas urnas

Image-0-Artigo-1659924-1As candidaturas de Raimundo Vieira, Maria Nazareth e de Aline Rodrigues aos cargos de deputado estadual e federal poderiam ser tratadas pelos eleitores como qualquer das 808 solicitações de registros formalizadas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas nenhum dos três postulantes utilizará nas urnas o verdadeiro nome.

Me ajuda aí (PSC), Katiroba (PTC) e Macaco Tião (PHS) é como eles querem ser conhecidos na campanha e ter os nomes na urna eletrônica, tentando repetir o feito de Aonde É (PTC) no pleito de 2012, que chamou atenção pelo apelido e conseguiu ser eleito vereador de Fortaleza.

O vereador Aonde É tentará, inclusive, buscar uma vaga na Assembleia Legislativa na disputa deste ano. Além do parlamentar e de Katiroba, o PTC coleciona outras candidaturas com apelidos curiosos. Glauciano Freitas aposta na alcunha de Cabeça, enquanto João Benevides confia em um adjetivo para angariar mais votos ao registrar o nome para a urna como "Benevides, o generoso".

A utilização de adjetivos são, inclusive, uma estratégia comum entre os candidatos. Jurandir Alves de Lima, por exemplo, concorre ao cargo de deputado estadual pelo PV, mas o apelido que aparecerá na urna será "Lindão".

Tibinha

A lista de candidaturas com nomes curiosos ainda conta com os registros de Ernesto Veia Cômica (PSB), Bob Sigth (PSC), Meme (PDT), Scarcela (PPS), Louro da Aldeia (PSDC), Agamenon Homem da Cadeira (PTN), Zé Macedo - Acorda Cedo (PTN), Perereca do Alumim (PV), entre outros apelidos presentes na relação do Tribunal Eleitoral para o pleito deste ano.

O humorista Lailton Rocha Melo também endossa a lista ao registrar o nome de seu personagem, Lailtinho Brega (PRTB), como candidato a deputado federal. A relação apresentada à Justiça Eleitoral pelas coligações, os partidos, e alguns individuais ainda conta com as candidaturas curiosas do Papai Noel (PMN), Tibinha (PCdoB), Titica (PSC), Paderin do Montese (PTN), Bidonga (PSDC), Adriano do Vale-Vaqueiro Ioio ( PSB) e da Lora do Espetinho (PV).

A defesa de uma candidatura próxima ao povo é uma outra estratégia utilizada pelos postulantes. Numa relação do mesmo partido para a disputa de deputado federal, é possível encontrar as candidaturas de Rodrigues do Povão e de Haroldo do Povo, ambos do PTC.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: