A Prefeitura de Acopiara deu início à Semana de Erradicação do Trabalho Infantil, nesta quinta-feira (29), no Núcleo de Artes. O evento contou com a presença do vereador Lindomar Rodrigues, representando o prefeito Dr. Vilmar, chefe de Gabinete, Fabrícia Florentino, Ana Laura Reis, secretária de Saúde, Marlucy Holanda, secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Facó Bezerra, secretário de Finanças, integrantes de programas sociais do município, representantes de órgãos e das demais secretarias municipais. A Semana faz alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho.
Na oportunidade, a secretária Ana Laura destacou que nós temos um grave problema cultural: a crença de que, se não colocar a criança para trabalhar, ela vai para o mau caminho. E não é assim. “A criança tem que viver a infância para ter uma vida saudável, porque o trabalho infantil não educa, não constrói cidadania”, afirmou.
Para o vereador Lindomar Rodrigues, que viveu na pele o problema, o debate sobre o tema precisa ter espaço na mídia e sair das salas de discussão. “Sei bem como é, fui borracheiro quando criança. Por isso vou lutar para que essa reflexão atinja a sociedade e ocupe todos os espaços”, reforçou.
Por meio do Programa de Educação Contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – Peteca, a Prefeitura visa à prevenção e erradicação do trabalho infantil que é desenvolvido pela secretaria da Educação nas escolas municipais com formação e conscientização, onde o aluno interage com o tema através de trabalhos de gêneros textuais como o conto, cordel, música, pintura e teatro.
As secretarias da Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social e Saúde compõem a Rede Interinstitucional, instituída no último dia 12 de maio de 2014 em Acopiara, com o objetivo de conscientizar todo poder público municipal, sociedade civil e comunidade escolar, levando ao conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Prefeitura de Acopiara
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário