quinta-feira, 19 de junho de 2014

Católicos celebram Corpus Christi na região Centro Sul do Ceará

Bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa,  faz adoração ao Santíssimo Sacramento. Foto: Honório Barbosa

Os católicos celebram hoje, dia 18, em todo o mundo, o dia de Corpus Christi. Os festejos reúnem multidão de fiéis que participam de celebrações litúrgicas, missas, caminhada, pregação da palavra de Deus e adoração ao Santíssimo Sacramento (Jesus Eucarístico). Em todas as paróquias haverá procissão, considerada pelo rito católico como a mais importante. Nas sedes de dioceses o bispo deverá presidir as solenidades religiosas.

Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. É feriado nacional. A festa religiosa relaciona-se com o mistério da Eucaristia (hóstia), o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A instituição da Eucaristia ocorre na Quinta-Feira da Semana Santa, mas por ser um período de intensa programação, a Igreja Católica resolveu transferir as celebrações do mistério ou dogma de fé da presença do corpo e sangue de Jesus Cristo para uma data própria, especial.

“A presença de Jesus na comunhão é um alimento espiritual, mas que deve ter como consequência um serviço ao próximo”, observou o vigário geral da diocese de Iguatu, padre Afonso Queiroga. “A procissão de Corpus Christi é a mais importante, embora as de padroeiros reúnem um maior número de devotos”.

Neste município, as paróquias celebram solenemente a data: Senhora Sant´Ana, no centro; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Prado), e a Catedral de São José vão celebrar missas às 16h30. A Igreja de Nossa Senhora das Graças, na Cohab, vai participar da liturgia no Prado.

Após a celebração das missas, haverá caminhada em direção à Catedral de São José. Antes, a liturgia era concentrada na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Prado, e de lá os fiéis seguiam em procissão até o átrio da Igreja dedicada a Senhora Sant´Ana. O bispo conduzia em carro aberto o ostensório.

DN Centro Sul

Nenhum comentário: