quarta-feira, 14 de maio de 2014

MPE vai apurar as mortes em hospital público

Image-0-Artigo-1612241-1
A Promotoria de Justiça e Defesa da Saúde Pública, do Ministério Público do Estado (MPE), entrou com procedimento administrativo para apurar as mortes de pacientes internados no Hospital de Messejana provocadas pela bactéria resistente Acinetobacter baumannii. A promotora de Justiça Isabel Porto quer saber o quê de fato ocorreu e se a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar atuou corretamente na condução da situação. A promotora também solicitou uma inspeção no local da Vigilância Sanitária do Estado.

A unidade descontaminada começou a receber novos pacientes na noite da última segunda-feira (12). Até ontem, 14 internados recebiam atendimento, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

O órgão também esclareceu que a Comissão de Infecção Hospitalar do Hospital de Messejana adotou todos as medidas de controle e precaução para evitar novas contaminações, como o bloqueio da unidade para evitar a circulação de pessoas, a sua desinfecção e uma reforma englobando pintura, mudanças dos instrumentos cirúrgicos e alteração das estruturas elétrica e hidráulica. Segundo a Sesa, a unidade está livre da infecção e com 14 pacientes.

A pessoa que permanece com a bactéria - um homem de 64 anos - segue em tratamento em estado grave e estável, isolado em uma sala de observação e tomando antibióticos.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, todas as medidas adotadas seguiram protocolos médicos e com total precaução e transparência.

Nenhum comentário: