quarta-feira, 16 de abril de 2014

Projeto Água Doce vai beneficiar comunidades da zona rural em Acopiara com dessalinizadores


O Governo do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura Municipal de Acopiara vai desenvolver no município o Projeto Água Doce. Várias comunidades da zona rural serão contempladas com esta ação.

Nesta etapa o Projeto vai beneficiar as localidades de Baixio Grande e Riacho Verde (Solidão); Extrema, Cipó e Poço Dantas (Barra do Ingá); Serra Rocha e Riacho Escuro (Trussu); Lagoa de Dentro (Santa Felícia); Monte Alegra (Isidoro); Santa Cruz (Sede Rural); Timbaubinha (Ebrom); Umburanal (São Paulinho) e Distrito de Luna.

Através do Projeto Água Doce a Prefeitura de Acopiara vai beneficiar as comunidades que possuem poços profundos entregando as mesmas dessalinizadores. O prefeito Dr. Vilmar explicou que neste primeiro momento serão atendidos os poços profundos cuja vazão atinja um mínimo de 1.000 litros/h e a água seja imprópria para o consumo humano, em razão do elevado teor de sais (salobra).

Ainda de acordo com Dr. Vilmar, a partir da instalação do dessalinizador os moradores de cada comunidade contemplada vão receber água com qualidade obedecendo a padrões aceitáveis para o consumo humano. “O equipamento permite ainda que a porção do líquido com alto teor de sais possa ter outras aplicações, facilitando desta forma, a criação de peixes em tanques, por exemplo”, disse o prefeito.

Segundo o secretário Dr. Moreira Andrade, o Projeto será coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH), em parceria com a Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria de Agricultura do município.

A empresa responsável pela implantação dos dessalinizadores será a Fernandes Construções Ltda., inclusive ela já visitou as localidades beneficiadas.

Nenhum comentário: