terça-feira, 18 de março de 2014

Presidente do Tribunal de Contas da União critica a gestão pública

Image-0-Artigo-1568918-1

O ministro presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, condenou ontem, em Fortaleza, a ineficiência das gestões públicas brasileiras, que afirma ser uma questão cultural. A crítica foi feita durante o encontro "Diálogo Público - para melhoria da governança pública", realizado ontem nas dependências do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM).

"Nós somos indisciplinados e extremamente desorganizados em termos de planejamento. É uma falha que o País tem e jamais o Brasil vai se transformar em um líder em nível mundial se continuar com essa ineficiência administrativa", criticou o ministro. "Não é só a Copa do Mundo que está demonstrando isso (problemas de falta de governança), como também os protestos que estão acontecendo em todo o País", disse.

De acordo com o ministro Nardes, a falta de governança - isto é, de planejamento, de estabelecimento de metas e de avaliação de riscos, entre outras medidas para a administração pública - causa sérios prejuízos ao País. "A Transposição de Águas do Rio São Francisco começou em 2005, com a ideia de se terminar em 2010 e proposta inicial de custo de R$ 4,5 bilhões. Está (hoje) em R$ 8,5 bilhões. É bem provável que a nova data (de finalização), que é 2015, também não seja cumprida. Uma demonstração da incapacidade do Estado de planificação".

Nenhum comentário: