As regiões do Ceará que sofrem estiagem devem receber chuvas nas próximas semanas, segunda previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo levantamento da Funceme, até março, a única região do Ceará que recebeu chuvas acima da média é o Cariri, no Sul do Estado. O litoral Norte ainda é a área mais seca do Ceará.
“Se espera que, com a proximidade da zona de convergência intertropical atuando mais diretamente sobre o Estado, essas regiões da parte noroeste, do litoral norte, e região da Ibiapaba, venham a ser mais beneficiados no mês de março para abril, e em algumas áreas”, afirma o superintendente da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz Teixeira.
Mesmo com a previsão de chuva nas regiões mais secas nos próximos dias, a Funceme mantém o prognóstico de as precipitações no Ceará vão ficar abaixo da média neste ano. O último balanço, divulgado em fevereiro, aponta para 40% de chances de chuva abaixo da média; 35% abaixo da média; e 25% dentro da média.
Nesta segunda-feira (10), a Funceme registrou chuva em 129 das 184 cidades do Ceará. As maiores precipitações ocorreram nas cidades de Barro (125 milímetros), Ibiapina (120 milímetros) e Aracati (109 milímetros). Em Fortaleza a precipitação foi de 15 milímetros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário