sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Artigo: Os Médicos e os Monstros

Bastou a, até então honesta e virtuosa, médica cubana Ramona Rodriguez fugir da senzala Mais Médicos (de Pacajá, no Pará) para a senhoria da casa grande brasileira deixar de tratá-la como profissional experiente e qualificado, passando a enxergar nela uma prostituta e uma alcoólatra, para dizer o mínimo.

A senhoria Dilma Vana Rousseff disse isso? Sim, disse através de um dos muitos capitães do mato a seu serviço. Se o que foi dito pelo serviçal não fosse o pensamento da senhoria, ela teria se manifestado após a desastrada fala, mesmo que indiretamente por meio de outras vozes.

A médica cubana está tendo a sua reputação chicoteada e sendo acusada pelo governo brasileiro de gostar de beber e de levar homem para o alojamento onde se recolhia depois da jornada de trabalho. Esse tipo de acusação só teria sentido se gostar de ingerir água que passarinho não bebe e sentir prazer em namorar fossem crimes capitulados no Código Penal brasileiro, elencados, ainda, junto àqueles ditos repulsivos, hediondos. Se realmente fossem crimes, o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva estaria, neste momento, literalmente, junto aos companheiros (dele) José Dirceu, Genoino, João Paulo Cunha... no Complexo Penitenciário da Papuda.

Fez melhor o médico cubano Ortelio Jaime Guerra que da senzala Mais Médicos (de Pariquera-Açu, interior de São Paulo) fugiu para os Estados Unidos. Lá certamente terá mais facilidade de ser aceito como refugiado e de conseguir trabalhar de forma digna.

Por ter se refugiado no gabinete de um deputado dos Democratas, a fuga da médica Ramona Rodriguez pode ter sido arquitetada pelo partido político interessado em prejudicar o desgastado governo de Dilma Vana Rousseff? Pode. No entanto, já são quase três dezenas de médicos que fugiram das numerosas senzalas do Mais Médicos. E, mesmo que o partido político tivesse articulado a fuga da primeira fugitiva, as escapatórias dos médicos cubanos são cheias de simbolismo e fazem jorrar indagações.

Como no programa (eleitoral?) o lote maior de médicos é formado por cubanos, o Mais Médicos pode ser apenas a materialização de um plano ardiloso para o PT pagar as campanhas eleitorais financiadas por Cuba?

Se o Mais Médicos não tem nada a esconder, por que ele possui caráter sigiloso em relação à contratação dos médicos cubanos?

Qual a razão para um médico cubano acorrentado ao Mais Médicos receber mensalmente menos de mil reais, sendo a diferença entre esse valor e os dez mil reais que o povo brasileiro paga para cada profissional do dito programa depositada em favor do governo cubano?

O nosso país precisa, sim, de mais, de muito mais médicos para atender às necessidades mais elementares da população, esteja ela onde estiver, e não somente nos recantos longínquos, nos chamados rincões.

O que não necessitamos é de uma aberração, de uma pavorosa deformidade, de uma monstruosidade do tipo que estão fazendo com os médicos cubanos.

Francisco Rodrigues
Servidor Público

Nenhum comentário: