terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Guardiã Estátua é pichada em protesto em Fortaleza


Um dos principais pontos turísticos de Fortaleza, a estátua de Iracema Guardiã, na Beira-Mar, foi pichado durante uma manifestação no último sábado (25). O grupo protestava contra a Copa do Mundo. Nas costas do monumento, os manifestantes escreveram "Não vai ter copa", além de desenharem símbolos no pedestal da imagem.

De acordo com a Secretaria Executiva Regional (SER) II, os trabalhos de limpeza serão feitos até o próximo sábado (1º). "A Secretaria Regional II tem conhecimento deste ato de vandalismo na Estátua de Iracema Guardiã. Estaremos providenciando a limpeza da mesma até o fim desta semana", informou.

Ícone cultural

Desde 2011, a índia Iracema, personagem criada pelo escritor José de Alencar, é oficialmente considerada ícone cultural da cidade pela Lei 9.884. O dia 1º de maio é o "Dia de Iracema". Segundo a legislação, "a promoção de ações relacionadas à preservação do patrimônio histórico referente ao Ícone Cultural do Município e suas representações simbólicas passa a ser considerada de relevante interesse público da municipalidade". A estátua, obra do artista Zenon Barreto, foi inaugurada em 1996.

O protesto de sábado reuniu cerca de 30 pessoas que se concentraram na estátua de Iracema Guardiã, na Beira-Mar, por volta das 17h. O grupo seguia um movimento nacional contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. Policiais dissiparam o grupo com o uso de balas de borracha.

DN

Nenhum comentário: