As chuvas do início do ano deixaram esperançosos os nordestinos, que sofrem com uma das piores secas da história. Preocupados com a situação estarrecedora, muitos aguardam, ansiosos, a previsão para a quadra chuvosa de 2014, que vai de fevereiro a maio. A perspectiva do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é animadora.
A previsão para o semiárido brasileiro entre os meses de janeiro e março indica maior probabilidade de ocorrência de chuva dentro da faixa do normal, considerando uma distribuição de probabilidade de 25%, 40% e 35% de ocorrência de precipitação nas categorias acima, normal e abaixo da normal climatológica, respectivamente. A previsão climática do Centro para o primeiro trimestre de 2014 também indicou um padrão de temperatura dentro da normal climatológica para todo o semiárido nordestino.
Os profetas da chuva também estão otimistas. Apesar de preverem que as chuvas deverão demorar a chegar no Interior, eles garantem que este ano haverá uma boa quadra chuvosa. No tradicional Encontro dos Profetas da Chuva, realizado no último dia 11, em Quixadá, 14 dos 28 participantes, além de outros oito observadores, apontaram previsão favorável superior à 80%.
Já o prognóstico da Fundação Cearense de meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) será anunciado hoje com a previsão climática para os meses de fevereiro a abril. A divulgação encerra o XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino. O órgão ressalta que busca diminuir as subjetividades que possam influenciar no resultado da previsão, reforçando a importância das análises técnicas e dos modelos atmosféricos nas avaliações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário