Desde o fim da noite de quarta-feira (29), um ramo da Zona de Convergência Intertropical atua no Ceará fazendo chover em várias regiões do Estado.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em vários municípios nesta terça-feira. Em Acopiara, na região centro sul do Ceará choveu 36 mm na madrugada de hoje.
O tempo permanece nublado com possibilidades de pancadas de mais chuvas no decorrer do dia. Durante o mês de janeiro choveu mais na Terra do Lavrador mais 350 mm. A média normal e esperada para o período era de 150 mm.
A meteorologista Cláudia Rickes lembra que a Zona de Convergência Intertropical é o principal sistema causador de chuvas durante a quadra chuvosa no Ceará.
Abaixo da média
Apesar dos registros de chuva, a Funceme ratifica o prognóstico divulgado no último dia 21, com maior probabilidade de precipitações abaixo da média nos meses de fevereiro, março e abril. “Com essa previsão climática, não estamos dizendo que não choverá. Haverá sim algumas precipitações em todas as regiões do Ceará, mas o acumulado das chuvas nos três meses deve ser menor que a média histórica”, explica Cláudia Rickes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário