A presidente Dilma entra para o quarto ano do seu mandato e, pelo menos no meu precário entender, ainda não conseguiu emplacar a sua marca, pelo menos aquela com a qual quer ser lembrada em todo e qualquer canto.
Muitos deixarão de concorrer a um quilo de macaxeira (já cortada e apurada a sua qualidade), com o quê premiarei a pessoa que acertar qual o slogan da presidente Dilma.
Ainda se fosse a do Lula, dirá você. Sim, certamente muitos ainda lembram a frase que identificou o governo falado: “UM PAÍS DE TODOS.” Havia, isso é verdade, quem trocava o “TODOS” por TOLOS...
Mas a marca da presidente Dilma em si explica o fenômeno de não ser lembrada. Nas abundantes propagandas sonoras do governo Dilma, raramente a frase é dita. E por que não o é? Porque perde feio para caldo de pedra colhida à beira de um riacho. É uma frase com seis palavras; uma delas se repete; duas são antônimas entre si. Tirando essas, fica-se com “...é... sem...” Quanta criatividade...
É evidente que “PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA”. E então por que a dita frase serve de slogan para o governo da presidente Dilma?
Sabe-se que a marca do governo da presidente Dilma foi criada por uma dupla de publicitários (João Santana e Marcelo Kertész) amigos da mandatária e cedida gratuitamente (sei, sei) para o uso.
Cabe perguntar: de graça, até laranja podre?
Um slogan, dizem os especialistas, tem a função de fixar a atenção e para isso é necessário que seja criativo. Ou não?
“PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA” é uma frase que cabe bem na boca de qualquer pessoa quando está ociosamente jogando conversa fora, não sendo preciso UMA DUPLA de publicitários bem estabelecidos para criá-la. A frase é comum e sem qualquer força, sem qualquer atrativo.
Há quem diga que a frase foi pinçada de um diálogo entre Lula da Silva e Dilma Rousseff durante uma das reuniões no período da transição de um para o outro governo.
LULA> Eu num falei qui um dia isso tudo seria seu?!
DILMA> Pois é, padrinho. Será que eu vou dar conta? Será que eu vou conseguir dar continuidade à sua magnífica obra?
LULA> Bondade sua, minha filha. Afinal, Deus criô o mundo em sete dia e eu demorei um pouquinho mais. Eu precisei de oito ano pra dá jeito no Brasil. Agora, respondeno a sua pergunta... Vai. Você vai conseguí governá NOSSO país. Eu vô sempre tá pronto a lhe oferecê ajuda, conselho, quando você precisá. E vai sê fácil. Agora o NOSSO país é um país rico...
DILMA> Padrinho, no seu conceito o que é um país rico?
LULA>PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA!
DILMA> Oh! frase linda! Só o senhor, padrinho, na sua imensa e divina sabedoria, para criar uma frase tão excepcional, tão verdadeira, tão ... tão... tão... enfim, tão.. tão... tão cheia de vigor.
LULA> E os meus adversáro inda dizem qui sô um inguinorante...
Servidor Público
Nenhum comentário:
Postar um comentário