sábado, 2 de novembro de 2013

Webber bate Vettel e é pole em Abu Dhabi. Massa é 8º e Alonso cai no Q2

No primeiro fim de semana de GP após Sebastian Vettel assegurar o tetracampeonato, foi seu companheiro de RBR, Mark Webber, que ficou com a pole position para a corrida de Abu Dhabi deste domingo. O australiano desbancou o favoritismo do alemão e conquistou a posição de honra com o tempo de 1m39s957. A dupla da Mercedes, Nico Rosberg e Lewis Hamilton, dominou a segunda fila do grid. Felipe Massa levou a melhor em um duelo interno com Fernando Alonso por uma vaga no Q3 e terminou com o oitavo lugar no grid, enquanto o espanhol amargou a 11ª posição.

Paul di Resta abriu os serviços no Q1 e foi o primeiro a marcar volta cronometrada, mas ainda segurando a onda, andando acima de 1m50. Rosberg foi quem começou a forçar o ritmo, anotando tempos na casa de 1m42. Na sequência, Hamilton, Vettel, Webber e Raikkonen se revezaram na ponta, até Felipe Massa, com o cronômetro zerado, surpreender ao colocar a Ferrari, que não foi bem nos treinos livres, no topo, com 1m41s254. Mas ainda deu tempo de Hamilton ser mais rápido, ao cravar 1m40s693. O campeão antecipado Vettel pegou leve e avançou ao Q2 apenas em 11º. Pastor Maldonado foi um dos destaques ao colocar a Williams em quarto. Além das duplas de Caterham (Giedo van der Garde e Charles Pic) e da Marussia (Jules Bianchi e Max Chilton), que quase sempre são eliminadas no Q1, sobrou também para Esteban Gutiérrez (Sauber) e Adrian Sutil (Force India).

A atração do Q2 ficou por conta do duelo entre a dupla da Ferrari por um lugar no Q3. Nos segundos finais, Massa anotou o décimo tempo (1m40s989), correspondente à última vaga. Mas Alonso ainda estava na pista completando sua volta rápida. O espanhol acabou não encaixando uma boa volta e passou a 0s104 acima do tempo do brasileiro, ficando em 11º. Caíram também Paul di Resta (Force India), Jenson Button (McLaren), Jean-Eric Vergne (STR) e os pilotos da Williams, Pastor Maldonado e Valtteri Bottas. Quem fez a melhor volta no Q2 foi Nico Rosberg (1m40s473), seguido de perto pelo seu companheiro Lewis Hamilton. Além deles, avançaram também para disputar a pole: Webber, Vettel, Pérez, Ricciardo, Hulkenberg, Grosjean, Raikkonen e Massa.

Hulkenberg abriu os trabalhos no Q3 com 1m41s379, mas foi superado na sequência por Hamilton (1m40s501), Rosberg (1m40s419) e Vettel (1m40s091). Kimi, Webber e Grosjean também anotaram tempos, figurando em quarto, quinto e sexto, respectivamente. Massa, Pérez e Ricciardo deixaram para fazer apenas uma tentativa de volta rápida. Os competidores que já tinham marcado tempo foram para os boxes, trocaram pneus e voltaram para a pista para a última empreitada.

Com o cronômetro zerado, Webber subiu para a ponta com 1m39s957. Vettel passou logo depois querendo confirmar o favoritismo, mas não conseguiu desbancar o companheiro, ficando com o segundo tempo. Rosberg foi o terceiro mais rápido. Enquanto Hamilton perdeu o controle de sua Mercedes e rodou. Mesmo assim, ficou com o quarto lugar no grid em razão do tempo de sua volta anterior. Massa terminou com a oitava posição.

Nenhum comentário: