sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Velocidade mínima de internet sobe para 30% da taxa contratada

A velocidade mínima de acesso à internet banda larga foi elevada de 20% para 30% da taxa contratada a partir desta sexta-feira (1º), segundo determinação da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel). A velocidade média mensal de conexão também subiu, de 60% para ao menos 70%. A regra vale para conexões fixas e em dispositivos móveis.

Até outubro deste ano, as empresas de telecomunicações eram obrigadas a fornecer a cada conexão apenas 20% da velocidade fixada em contrato, tanto para downloads quanto para uploads.

A elevação da velocidade mínima entregue aos consumidores acontece quando as operadoras mal conseguem cumprir as regras atuais. Nas últimas três medições mensais feitas pela Anatel, as empresas Vivo, Tim e Oi não ficaram dentro da meta.

Desde que as regras de  qualidade foram aprovadas pela agência em outubro de 2011, essa é a primeira vez em que há um salto de exigência na prestação do serviço de acesso à internet.
Outro salto de rigor na avaliação da qualidade de conexão será dado em novembro de 2014. Até lá, as operadoras deverão entregar pelo menos 40% da velocidade instantânea contratada e 80% da média mensal.

Nenhum comentário: