O governo da presidente Dilma Rousseff é avaliado como "ótimo" ou "bom" por 38% dos eleitores, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (24).
De acordo com o levantamento, 26% consideram o governo "ruim" ou "péssimo". Para 35%, o governo é "regular", informou o Ibope – 2% disseram que não sabem ou não responderam.
Na mesma pesquisa, o Ibope aferiu as intenções de voto para presidente da República na eleição de 2014 – Dilma vence no primeiro turno em todos os cenários pesquisados e, em um eventual segundo turno, também superaria todos os rivais, segundo o instituto.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre as últimas quinta (17) e quarta (23) em 143 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Por faixa de renda familiar, a maior taxa de aprovação do governo está entre os que ganham até um salário mínimo (57%). Entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, a reprovação ("ruim" ou "péssimo") é de 36%. A região que mais aprova o governo é a Nordeste (53%) e a que mais reprova é a Sudeste (32%).
Dentre os entrevistados, 53% responderam ao Ibope que aprovam a maneira pela qual a presidente Dilma Rousseff administra o país; 42% disseram que desaprovam; 5% afirmaram que não sabem ou não responderam.
Segundo a pesquisa, 49% confiam na presidente, 46% não confiam e 5% disseram que não sabem ou não responderam.
Pesquisas anteriores
Pesquisa anterior do Ibope, feita entre 14 e 17 de setembro por encomenda da Confederação Nacional de Indústria (CNI), indicava que o governo tinha a avaliação positiva ("ótimo" ou "bom") de 37% dos eleitores. Os que julgavam o governo "regular" eram 39% e os que o consideravam "ruim" ou "péssimo" eram 22%.
A pior percepção sobre o desempenho do governo neste ano foi constatada pelo Ibope em julho, após as manifestações de rua em várias cidades do país. Em levantamento do instituto divulgado em 19 de junho, o governo tinha 55% de aprovação, índice que, na pesquisa seguinte, de 25 de julho, caiu para 31%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário