quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Perícia médica no INSS de Iguatu ultrapassa 45 dias de espera

Na região Centro-Sul do Ceará, três agências da Previdência Social localizadas nas cidades de Acopiara, Icó e Iguatu atendem diariamente centenas de trabalhadores que buscam os serviços e a assistência previdenciária. Em Iguatu, o tempo médio de espera para a concessão de um benefício por meio da perícia médica ultrapassa 45 dias. Nas outras duas unidades é bem menor, em torno de 15 dias.

De acordo com o gerente da Agência da Previdência Social em Iguatu, Franciônio Chaves, a demora no atendimento no setor de perícia decorre de licença para tratamento de saúde médica de dois dos quatro médicos lotados na unidade. “Estamos apenas com dois médicos e, por isso, há um acúmulo de demanda”, explicou. “Essa situação deve perdurar até novembro, quando haverá o retorno dos profissionais licenciados”.

A agência regional da Previdência Social atende nove municípios. Além de Iguatu, Cariús, Cedro, Jucás, Saboeiro, Várzea Alegre e Quixelô. O operário, Luiz Cabral, disse, ontem, que há mais de um mês espera o atendimento no setor de perícia. A agricultora, Lucineide Freitas, contou que só conseguiu ser atendida por um perito um mês após a cirurgia para retirada de um mioma no útero. “Estou sem condições de retornar ao trabalho e preciso da licença médica”.

Na cidade de Acopiara, a agência da Previdência Social atende também os municípios de Catarina e Deputado Irapuan Pinheiro. Em Icó, a unidade atende contribuintes de Orós, Umari, Baixo, Ipaumirim e Lavras da Mangabeira. Nessas duas unidades, o tempo médio de concessão de um benefício por meio da perícia médica é de 15 dias.

DN Ce ntro Sul
Honório Barbosa

Nenhum comentário: