terça-feira, 20 de agosto de 2013

Águas do rio São Francisco devem chegar ao Ceará até o fim de 2014


Até o fim de 2014, o abastecimento d’água deve ser universalizado no Ceará. A promessa é do governador Cid Gomes, durante solenidade de assinatura do projeto Paulo Freire. Segundo ele, isso será possível graças à finalização da primeira etapa do Cinturão das Águas, projeto que busca levar água vinda do rio São Francisco a diversas regiões do Ceará.

“Vamos dividir os 150 quilômetros da primeira etapa em cinco trechos. Quatro deles serão em canais e adutoras e um trecho será só de túnel para trabalharmos em várias frentes”, afirmou o governador. Segundo ele, a chegada de águas oriundas do São Francisco está prevista para o fim de 2014, por isso, a meta do Governo em terminar a primeira etapa do cinturão até lá.

Serão 30 mil litros por segundo que entrarão pelo reservatório localizado no município de Jati, a 524 km de Fortaleza. “Ele (cinturão) vai seguir para Porteiras, passará por Brejo Santo, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato e Nova Olinda, onde ele pega o leito do rio Cariús, perenizando o rio”, detalha Cid. Segundo ele, essa intervenção no Cariús deve beneficiar as populações de Farias Brito, Cariús, Jucás, Quixelô e Orós. O orçamento previsto é R$ 1,6 bilhão. Iniciativas como construção de cisternas e adutoras em pontos estratégicos devem ajudar no processo de universalização. 

O POVO

Nenhum comentário: