quarta-feira, 8 de maio de 2013

Campanha de vacinação contra gripe vai até a sexta-feira (10)


A vacina contra a gripe será ofertada até esta sexta-feira (10). Quem pertence ao grupo prioritário (gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de seis meses e menores de dois anos, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade) deve procurar os postos da rede pública em todo o Brasil.
Até as 15h da última segunda-feira (6), mais de 25,8 milhões de integrantes do grupo prioritário foram vacinados, o que representa 82,4% da meta do público-alvo, formado por 31,3 milhões de pessoas. Deste total, ainda não se vacinaram 5,5 milhões. De acordo com o Ministério da Saúde, os estados e municípios que não atingiram a meta devem reforçar as ações para garantir a cobertura mínima de 80% a todos os grupos.

“A vacina demora até 15 dias para produzir anticorpos protetores contra a influenza, portanto quanto mais cedo for vacinado, mais rápido estará protegido”, destaca a coordenadora geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

Em Acopiara todos os dezoito (18) postos de saúde estão empleno funcionamento das 8h às 17h na sede e, até as 15h nas unidades de saúde da zona rural.

A vacinação anual dos grupos prioritários tem contribuído ao longo dos anos para a prevenção da gripe nas pessoas vacinadas, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares e mortalidade e diminuição dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

Nenhum comentário: