quinta-feira, 21 de março de 2013

Associação obteve recursos federais mediante emendas parlamentares


Investigações preliminares da Operação deflagrada pela Polícia Federal de Fortaleza durante a manhã desta quinta-feira (21), demonstraram que um ex-prefeito do município de Itatira/CE, atuando como lobista, lidera uma associação criminosa.

Segundo informações da Controladoria Geral da União (CGU) havia atuação junto a prefeituras do estado do Ceará e de outras unidades da federação que visava a facilitar a obtenção de recursos federais, na forma de convênios ou contratos de repasse, inclusive mediante emendas parlamentares. 

O grupo também infiltrava-se nos órgãos federais repassadores dos recursos, mediante o apoio de servidores públicos e a participação de outros agentes, com o intuito de garantir os repasses para os projetos e prefeituras de interesse do grupo e de evitar que esses projetos passassem por acompanhamento e fiscalização, como forma de garantir a ocultação de irregularidades e fraudes. 

O trabalho de investigação também concluiu que havia gerenciamento e montagem dos processos junto a prefeituras do estado do Ceará, além de simulação de licitações, com uso de empresas controladas pelo grupo. 

DN Online

Nenhum comentário: