"Pretendemos ter um programa muito forte de aeroportos regionais. Queremos que cidades de até 100 mil habitantes tenham aeroportos no máximo a uma distância de 60 quilômetros. Queremos construir mais de 800 aeroportos regionais", disse Dilma em seu discurso, no seminário "Desafios e Oportunidades de uma Parceria Estratégica", na sede do Movimento de Empresas Francesas (Medef), principal organização patronal da França.
Dilma disse que incentivará o fortalecimento da aviação regional "diferenciada da aviação de longo alcance". "Temos de interiorizar o transporte aeroviário no Brasil. Precisamos de médias empresas regionais de aviação".
A equipe técnica em Brasília não confirmou os dados da presidente. O plano em formulação prevê ampliar de 146 para 200 o número de aeroportos regionais. Para chegar a 800, é preciso incluir na conta aeródromos, que não têm capacidade para receber voos regionais.
Ceará
Levando-se em conta os critérios de ter cerca de 100 mil habitantes e a distância de 60km de outros aeroportos, as cidades cearenses que poderiam ser agraciadas com os novos terminais são Itapipoca, Sobral e Iguatu.
Procurada pela reportagem para dar detalhes sobre prazos ou custos da criação de novos terminais, a Infraero encaminhou a ligação para a Secretaria de Aviação Civil. Como já passava das 18h, ninguém atendeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário