quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Termina prazo para prestação de contas de campanha

Terminou, ontem, o prazo para que os candidatos que disputaram o primeiro turno das eleições deste ano apresentassem à Justiça Eleitoral as prestações de contas de campanha. Os ex-postulantes Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB), como disputaram o segundo turno na Capital, deverão obedecer o prazo do próximo dia 27 de novembro. Por volta das 18h de ontem, uma hora antes do término do prazo para a entrega dos documentos, apenas 23% dos candidatos de Fortaleza haviam protocolado suas prestações de contas. No entanto, ainda haviam processos sendo registrados.

Uma expressiva parcela das candidaturas deixou para enviar suas prestações nos últimos momentos. Isso porque uma hora antes do término do prazo apenas 263 dos 1.116 candidatos que disputaram vaga na Câmara Municipal de Fortaleza entregaram seus documentos. Dos oito candidatos a prefeito derrotados no primeiro turno, apenas dois haviam protocolado as prestações até as 18h de ontem: Renato Roseno (PSOL) e Inácio Arruda (PCdoB).

Além dos pleiteantes, partidos políticos e comitês financeiros tinham que apresentar a documentação à Justiça Eleitoral. Porém, até o fim da tarde de ontem, apenas três siglas e três comitês haviam tido seus relatórios protocolados.

Impedimento

Conforme salienta o chefe de cartório Luiz Cristiano Bonfim, os candidatos que não prestarem contas de campanha em tempo hábil correm o risco de ficar impossibilitado de obter certidão de quitação eleitoral nos próximos quatro anos, o que causa impedimento para o registro de candidatura e, consequentemente, para disputar novo pleito. "Para os partidos e comitês financeiros, o prejuízo vem na perda dos repasses na conta partidária", acrescenta Cristiano Bonfim.

Nenhum comentário: