terça-feira, 27 de novembro de 2012

A oposição quer que Lula explique os 122 contatos mantidos com Rosemary, a chefe de gabinete já exonerada

Brasília A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que fará correição (visita e fiscalização aos estabelecimentos) nas atividades consultivas prestadas às agências reguladoras denunciadas na Operação Porto Seguro, da Polícia Federal - Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A Corregedoria da AGU irá priorizar a análise de documentos ligados a servidores presos ou intimados pela Justiça.

O órgão pretende reformular procedimentos relativos às demandas externas à AGU e suspendeu parecer emitido em nome da União que autorizaria o ex-senador Gilberto Miranda (PMDB-AM) a não desocupar a Ilha de Cabras, no litoral de São Paulo. Há suspeita de que o documento tenha sido emitido por meio de suborno. Exonerado, o ex-advogado da União adjunto José Weber de Holanda também foi afastado de outras funções.

Oposição
O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) defendeu, ontem, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja convidado para explicar 122 contatos telefônicos que teria mantido, nos últimos 19 meses, com Rosemary Nóvoa de Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo.

Rosemary está entre os indiciados na Operação Porto Seguro. A quadrilha fraudava pareceres em troca de propina e agia em diversos órgãos da cúpula do governo federal. Segundo a PF, Rosemary recebia propina e presentes da quadrilha. Em e-mail interceptado pela PF em março, ela escreveu que conversava "todos os dias" com Lula.

"Qual o motivo desses contatos, uma vez que ele (Lula) não estava mais na Presidência?", indagou Sampaio. Além do requerimento para convidar Lula a dar explicações na Câmara, Sampaio também que o Advogado-Geral da União, Luís Adams, compareça ao Congresso.

Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) protocolaram ontem requerimento com o convite para o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) falar à Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Para Taques, o envolvimento de Rosemary mostra que houve uma "feira de negociatas". O Diário Oficial da União (DOU) de ontem confirmou as exonerações de Rosemary e de José Weber.

Nenhum comentário: