quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dirceu é condenado pelo STF por corrupção ativa

O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello deu o sexto voto pela condenação por corrupção ativa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, formando a maioria no Supremo.

Além de Dirceu, também foram condenados o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. Marcos Valério, seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, a ex-diretora financeira da SMP&B Simone Vasconcelos e o ex-advogado da agência Rogério Tolentino já foram condenados pelo mesmo crime.

O julgamento deste capítulo será retomado hoje com os votos de Celso de Mello e do presidente do STF, Carlos Ayres Britto.

Responsável por selar a condenação do homem forte do governo Lula, Marco Aurélio disse não ser possível acreditar que Delúbio tenha montado esquema dessa proporção sem conhecimento da cúpula partidária.

Dias Toffoli confirmou as expectativas e votou pela absolvição de Dirceu pelo crime de corrupção ativa. Foi o segundo a favor de Dirceu. O primeiro foi o revisor Ricardo Lewandowski. Toffoli foi advogado do PT e subordinado a Dirceu na Casa Civil, mas não se declarou impedido de votar.

Para Toffoli, não há provas de que Dirceu tenha participado do esquema do mensalão e a acusação se basearia só na função ocupada pelo réu no governo Lula.

Os ministros Gilmar Mendes e Cármen Lúcia também votaram pela condenação de Dirceu, de Delúbio, de Genoino e de outros cinco réus."Havia um entrelace entre projetos partidários e de governo, e José Dirceu tinha a responsabilidade de coordenação", afirmou Mendes.

DN

Nenhum comentário: