quarta-feira, 17 de outubro de 2012

André Figueiredo colhendo assinaturas para criar CPI das pesquisas eleitorais

A suspeita de manipulação de pesquisas eleitorais poderá ser tema de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional. 

O deputado André Figueiredo (PDT/CE), líder do PDT na Câmara, anunciou hoje (17) o recolhimento de assinaturas para criar CPI que vai investigar a discrepância entre as previsões das eleições publicadas por vários institutos de pesquisa e o resultado das urnas, inclusive nas últimas eleições.  

Na última reunião do Colégio de Líderes da casa, realizada ontem (16), o tema também foi pauta e contou com a aprovação de cerca de 80% dos líderes presentes, que devem ajudar na coleta das assinaturas. É necessário o apoio de 1/3 dos parlamentares para instalação da CPI.

Para André Figueiredo, as diferenças dos números em vários municípios são muito superiores à margem de erro que as próprias pesquisas apresentam, distorcendo a realidade das intenções do eleitorado. “As pesquisas eleitorais são um fator importante na construção do voto do eleitor. Muitas pessoas se deixam levar pelas pesquisas para definir seu voto. Ultimamente temos observado que em alguns institutos, de uma forma muito vergonhosa, estão usando resultados distorcidos de pesquisas para induzir o eleitor a votar em um determinado candidato. Temos recebido denúncias do país inteiro. Por isso é muito importante criarmos essa CPI para investigarmos os problemas que ocorreram com os institutos de pesquisas nas eleições”, alega.

O deputado cita como exemplo as pesquisas para o pleito na Paraíba, Piauí, Paraná, Pará e Ceará. As pesquisas são um poderoso elemento de marketing na campanha eleitoral: o candidato mais bem avaliado nas pesquisas muitas vezes usa esses números para desmoralizar os oponentes durante as campanhas, e convencer eleitores indecisos a votarem nele.

Nenhum comentário: