segunda-feira, 23 de julho de 2012

Coligação comete propaganda política irregular e pode ser punida pela Justiça



A coligação "Para cuidar do Povo" que tem como candidata a deputada Mirian Sobreira (PSB), foi flagrada cometendo propaganda política irregular na Rua Floriano Peixoto, em frente ao abrigo metálico, no centro de Iguatu.

Durante praticamente toda a manhã de sábado (21), um trio elétrico permaneceu no local fazendo adesivagem e propaganda da candidata do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e no entanto por lá não apareceu nenhum fiscal da Justiça Eleitoral para fazer apreensão do veículo e aplicar a multa com o valor compatível às irregularidades apontadas.

Além do som propagado estar acima do nível permitido por lei, incomodando os lojistas do local, outras implicações tornaram o ato irregular. Pela lei, o uso de trio elétrico só pode ser feito em comícios ou em frente ao comitê do candidato, e no entanto lá aconteceu justamente o contrário. 

Esta não é a primeira vez que este fato acontece. Na semana passada, essa mesma infração se repetiu em frente ao prédio da Associação Comercial de Iguatu, na Avenida Dr. João Pessoa.

O fato foi comunicado à Justiça Eleitoral, e agora espera-se que as providências sejam tomadas.  

O que diz a lei eleitoral 

Caminhadas, carreatas, passeatas, carros de som e trios elétricos: 

- Serão permitidos a partir de 6 de julho, até as 22h do dia que antecede a Eleição, caminhadas, carreatas, passeatas e carros de som que transitem pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.
 
- A utilização de trios elétricos é vedada em campanhas eleitorais, exceto para sonorização de comícios sendo, portanto, permitida a sua utilização para divulgação de jingles de candidatos durante os comícios (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 4º e § 10).
 
- Os carros de som para divulgação de propaganda eleitoral podem ser utilizados no horário das 8h às 22h, sendo vedada propagação do som quando o veículo estiver estacionado ou, ainda, nas proximidades (200 metros) das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, das sedes dos órgãos judiciais, dos quartéis e de outros estabelecimentos militares; dos hospitais e casas de saúde; e das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, estes quando em funcionamento.

Confira mais imagens

 
Iguatu Notícias

Nenhum comentário: