quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fiscalização aponta delegacia em más condições em Iguatu

 
O Ministério Público Estadual em Iguatu, na região Centro-Sul, identificou problemas estruturais na delegacia regional da cidade. Em visita realizada na última segunda-feira (16), cinco promotores de Justiça de Iguatu encontraram lixo, esgoto escorrendo a céu aberto e celas deterioradas.

De acordo com o promotor Aureliano Rebouças Júnior, os promotores decidem amanhã, quando finalizam relatório da visita, que medidas vão tomar. Entre as ações possíveis estão desde um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) até o pedido judicial de interdição da delegacia.

O promotor Aureliano conta que recebeu denúncias da população da cidade sobre a falta de estrutura, morosidade nos inquéritos e fugas de presos. “Constatamos uma situação lastimável. Celas sem nenhuma condição, condições sub-humanas: infiltrações, salas encharcadas, com cheiro de mofo”, descreve o promotor. Ainda segundo ele, há celas com buracos e sem grades, o que tem facilitado fugas de presos.

Além disso, os promotores encontraram esgoto escorrendo dentro da delegacia e material apreendido sendo amontoado no pátio, pois não há espaço para depósito na unidade. “É um prédio que está caindo aos pedaços”, resume o promotor.

Aureliano lembra que a situação é grave porque a delegacia regional recebe inquéritos de vários municípios da região. Outro problema, segundo o promotor, é que as celas deterioradas, embora separadas, também abrigam adolescentes apreendidos que aguardam transferência.

Reforma e nova sede

O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Nival Freire, diz que a sede da delegacia regional será transferida. Segundo ele, o prédio será reformado para abrigar a Delegacia de Defesa da Mulher. Nival informa que a reforma já foi licitada e tem valor de quase R$421 mil. A ordem de serviço deve ser assinada em maio. A previsão da Polícia Civil é de que a reforma dure quatro meses.

Durante a execução das obras, explica Nival, uma casa será alugada para receber provisoriamente o atendimento da delegacia regional. “Será desocupado tudo. É uma reforma grande”, detalha o delegado.

A nova sede da delegacia regional será construída em um terreno doado pela Prefeitura. A obra está em fase de elaboração de projeto no Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) do Governo do Estado. Ainda não há data para licitação nem para o início das obras. 

O POVO

Nenhum comentário: