quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Iguatu entre os cinco municípios cearenses que possuem plano de saneamento básico

Necessidade e obrigação de toda cidade, o Plano Municipal de Saneamento segue tardiamente em fase de implantação nos Municípios cearenses. A partir de janeiro de 2014, a cidade que não tiver criado seu plano não receberá recursos federais.

Por esse motivo, órgãos relacionados ao saneamento básico realizam convênio de cooperação técnica com as prefeituras. Todos admitem que o prazo está acabando, mas a cobrança vem desde 2007 - então "deixaram" para última hora. De todo o Interior do Estado, apenas cinco Municípios possuem plano de saneamento básico: Morada Nova, Limoeiro do Norte, Cariús, Quixelô e Iguatu.

Cerca de 97% das cidades não têm o planejamento. Destas, 52 estão em fase de criação, principalmente Municípios de menor densidade populacional. De cada dez domicílios cearenses, pelo menos seis não possuem saneamento adequado, conforme Censo 2010 do IBGE.

Em tempo

Apesar de contar com plano de saneamento básico, o município de Iguatu perdeu no final do ano passado mais de R$ 7 milhões para iniciar as obras de saneamento básico no município por perseguições políticas do grupo de oposição.

Os bairro mais prejudicados foram: Brasília, Tabuleiro, Paraná e Flores que seriam os primeiros beneficiados com os serviços.

O prazo estabelecido pelo Governo Federal para que as obras fossem iniciadas acabou no último dia 30 de novembro.

Os recursos foram conseguidos pelo prefeito Agenor Neto, em 2008, após uma audiência com o ex-presidente Lula. 

Nenhum comentário: