sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Nova etapa do Projeto ALI beneficia mil empresas no Ceará

Uma nova etapa do Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) começa neste mês, no Ceará. Com previsão de atender a mil pequenas empresas, o programa terá duração de dois anos, com encerramento em setembro de 2013. A meta é levar profissionais capacitados pelo Sebrae para atuar junto às empresas, funcionando como um canal para disseminar inovação junto aos micro e pequenos negócios.

O ALI terá foco em setores como comércio varejista, nas regiões de Sobral, Iguatu, Serra da Ibiapaba e região metropolitana de Fortaleza; pequenos restaurantes e panificação, no Cariri e região metropolitana de Fortaleza; e agroindústria de alimentos, na região da Ibiapaba.

Os agentes que agora vão a campo recebem uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com a orientação de profissionais especializados, eles fazem visitas às pequenas empresas onde realizam, em consenso com os empresários, diagnóstico gratuito e oferecem as soluções de acordo com as necessidades de cada empreendimento.

Enquanto os agentes dessa nova etapa do ALI começam sua jornada, a equipe que iniciou o atendimento em janeiro de 2010 se prepara para encerrar as atividades, em dezembro. A estimativa é que 950 empresas tenham sido atendidas nos setores de calçados, na região do Cariri; leite e lacticínios, nas regiões de Quixeramobim e Limoeiro do Norte; e confecções, em Fortaleza e região metropolitana.

Em 24 meses, o projeto cumpriu todas as etapas: sensibilização dos empresários; adesão ao programa; aplicação de diagnóstico gratuito de gestão, com mensuração do grau de inovação em que se encontra a empresa; identificação de oportunidades de inovação; aproximação da empresa de instituições provedoras de soluções; encaminhamento de demandas tecnológicas para instituições de ciência e tecnologia; e acompanhamento das melhorias executadas.

O Sebrae no Ceará está estudando também a possibilidade de elaborar mais um Projeto ALI, agora voltado para a Copa do Mundo de 2014.

Nenhum comentário: