quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Matadouro público de Iguatu é desativado. Novas instalações serão inauguradas em breve



O abatedouro público de Iguatu encerrou as suas atividades neste domingo, 27. Apesar do novo abatedouro público (com equipamentos e instalações modernas) ainda não está concluído, a administração municipal decidiu parar as atividades do velho equipamento de abate, para cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta, assinado entre o município e os órgãos fiscalizadores.

Para esclarecer o assunto, recentemente o prefeito Agenor Neto esteve reunido com cerca de 50 pessoas, incluindo marchantes e donos de frigoríficos, onde explicou a situação. Segundo ele, por conta desse problema, o município foi obrigado a optar por outra solução que não viesse a prejudicar a população do município, e decidiu pela assinatura de convênio com a prefeitura de Quixelô para que todo o abate de animais provenientes de Iguatu passe a ser realizado naquele município por um período aproximado de 40 dias. Ainda segundo o prefeito, a medida não causará prejuízo aos comerciantes, uma vez que os custos de transportes serão bancados de forma integral pela prefeitura de Iguatu.

Ainda de acordo com Agenor Neto, a previsão é de que a estrutura física do novo abatedouro esteja pronta nos próximos 20 dias, mas a burocracia no processo licitatório para adquirir os equipamentos, fez com que houvesse um adiamento na data de inauguração do mesmo. “Diante da estrutura precária em que se encontra o velho abatedouro público, prejudicando inclusive os nossos irmãos que moram nas localidades vizinhas, não tivemos outra solução a não ser de encerrar as atividades, uma vez que os órgãos fiscalizadores estavam exigindo uma reforma no prédio. Como já estamos construindo um novo e moderno equipamento para o abate de animais, não faria sentido gastarmos dinheiro público para reformar uma estrutura, que dentro de pouco tempo será totalmente demolida”, disse Agenor Neto.

Entenda o caso
Com as instalações precárias e funcionando dentro da área urbana da cidade, exalando mau cheiro e prejudicando os moradores dos bairros Lagoa Park, Jardim Oásis e imediações, o velho abatedouro já não satisfazia à grande demanda. Por conta disso, o prefeito Agenor Neto mandou elaborar um projeto para construir um novo abatedouro. O projeto foi dado entrada no Ministério da Agricultura, no entanto o Governo Federal nunca liberou os recursos, sendo então necessário recorrer ao Governo do Estado, que assumiu os recursos para a concretização da obra em parceria com a prefeitura de Iguatu.

O novo matadouro público terá toda uma nova estrutura de um frigorífico regional, com todos os padrões exigidos pela Vigilância Sanitária, principalmente com higienização e qualidade de seus equipamentos para o abate de bovinos, suínos e caprinos, além dos cuidados com a segurança dos servidores, bem como o trato com a defesa do meio ambiente.

Redação: Luiz Vasconcelos
Iguatu Notícias

Nenhum comentário: